sábado, 2 de abril de 2011

Pioneirismo

     Esta comunidade ímpar tem uma característica peculiar, o pioneirismo. A posição vanguardista se dá principalmente no campo cultural e político; a escolha destas paragens para ser o reduto da Tropicália, e antes disso, do movimento Hippie, marcava o início de uma série de acontecimentos culturais que transformariam esta comunidade.

     O primeiro topless registrado na Bahia foi na Boca do rio, na Praia dos Artistas; Topless, é um termo originário do inglês, significa literalmente "sem a parte de cima", designando a situação na qual uma mulher fica com os seios à mostra e não está vestindo nada da cintura para cima. É bastante comum falar em topless quando uma mulher está na praia ou à beira de uma piscina, geralmente com o objetivo de fazer bronzeamento nas partes comumente cobertas pelo biquíni.



      Em praias da Europa, o topless é muito comum; porém, no Brasil, o hábito muitas vezes provoca estranhamento e rejeição, contrariando o clichê que apresenta o país como terra da liberdade sexual. Muitas culturas tradicionais não estigmatizam o topless entre as mulheres, sendo visto como uma prática normal. E assim foi na Boca do rio, o primeiro Topless foi realizado, juntamente com a prática do nudismo, sem muita bauburdia.

      Além de Topless e do nudismo, a liberação do mundo gay teve aqui também sua trincheira, com a Barraca Aruba, a primeira Barraca de Praia GLBTT de Salvador segundo alguns militantes; a bandeira com o arco-íris tremula acima desta barraca que dia e noite mantém um público fiel e alegre.

      Musicalmente não foi só a Tropicália que se iniciou nestas paragens, a música negra baiana, segundo Tonho Matéria, se iniciou na Boca do Rio com o primeiro disco do Olodum, com a participação de Jerônimo. " Fazíamos muitos e belos arrastões com o Olodum na Boca do Rio" diz nostálgico o brilhante Tonho Matéria. A festa de lançamento do primeiro disco do Olodum na Boca do Rio marcou o que seria o início da explosão do Samba Reggae.


       O movimento Sound System também se iniciou em Salvador partindo da Boca do Rio, através de Dj Dudoo Caribe, morador do bairro que se juntou com Ed Brás e Pablo Rasta; esta célula mais a frente agregou os irmãos Dj Pureza e o Dj Raiz.
       No contexto da cultura popular jamaicana, um Sound-System (sistema de som) é um grupo de disc-jóqueis, de coordenadores e de MCs do disco tocando a música do ska, a rocksteady, ragga, dance hall ou reggae. A cena do sound-system é considerada geralmente como uma parte importante de história cultural jamaicana e como sendo responsável para a ascensão de diversos gêneros musicais jamaicanos modernos.  Nesta época nasce o MiniStereo Público, com a proposta de ser um sistema de som perambulante. Dj Raiz, durante esta fase se especializaria em Ragga, sendo o primeiro Dj do gênero na Bahia.
       Houve também o surgimento da banda Dubstereo Sound que trouxe para uma formação tradicional de banda os sons dos Sound Systems Jamaicanos. O Ragga assemelha-se ao reggae, porém partes da instrumentação (ou a maioria vasta dela) são digitais.

Dj Raiz

      Ragga é a abreviação para o raggamuffin, originalmente um termo usado pela juventude do ghetto de Kingston; Por causa dos custos relativamente baixos de ritmos feitos por sintetizadores, o ragga transformou-se na modalidade preferida para muitos produtores Jamaicanos, também os permitiu fugir da idéia de Roots o ragga não precisava ser feito com a mesma fé que os rastas usavam para compor um reggae. Embora o ragga seja ligado nas mentes de muitos com o DJ que brinda os cantores com fortes batidas, os cantores dirigem-se freqüentemente a interesses românticos e de Rastafari, e os dois estilos vocais são misturados freqüentemente.O estilo é geralmente associado com o dancehall. Hoje em Salvador, a cena alternativa apresenta orgulhosa as Quintas Dance Hall na Zauber, (espaço de Show no Pelourinho) e no Espaço Tarrafa no Rio Vermelho; além de apresentações por  toda a cidade do Bemba Trio ( Que traz o estilo jamaicano linkado a baianidade soteropolitana), MiniStereo Público e Dubstereo Sound, junto ao nosso Dj Raiz, o primeiro Dj de Raggamuffín e Dance Hall de Salvador... filho da Boca do Rio!

       Em 09 / 12 /2004 – Um Terreiro de Candomblé da Boca do Rio, o Pilão de Prata ganhou placa comemorativa ao tombamento estadual - o primeiro tombamento do gênero. Depois da assinatura do decreto de tombamento, no dia 05 de novembro, pelo governador Paulo Souto, o Pilão de Prata ganhou uma placa comemorativa ao tombamento estadual feito pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).


       O Primeiro Grafiteiro do Brasil, também é nosso, Glei Melo é artista plástico e foi pioneiro na arte do grafite, hoje continua morando na Boca do Rio e está cada vez mais ativo em suas intervenções.

Glei Melo


       O pioneirismo na Boca do Rio também se dá no campo gastronômico, como os mais de 28 sabores de Abará do Mestre Original da Boca do Rio, ou o Acarajé com Bobó de Bacalhau da Selma em frente a Faculdade Montessoriano.


     Original do Abará

                                   
                                                                                     Selminha do Acarajé

2 comentários:

  1. A Musicalidade ferve, na BDR! Hurruu!!!!!

    Irmão Carlos

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer que Aloísio Ski é pioneiro das barracas da Bocadorio. Chegou de jegue à área, montou primeiro uma barraca de lona e depois a padronizada. Outro barraqueiro importante tb foi Paulinho, que aglutinava em seu estabelecimento jornalistas, artistas plásticos´, músicos e etc.

    ResponderExcluir