sábado, 2 de abril de 2011

Visitas Ilustres


A Boca do Rio já teve inumeras visitas ilustres; é a comunidade nordestina que mais recebeu líderes de estado, destacamos por exemplo o Presidente Brasileiro Castelo Branco, que, segundo moradores antigos, em agosto de 1966 chegou a comunidade da Boca do Rio e ordenou que se retirasse a cerca que dificultava a passagem dos nativos da comunidade á praia e ao ponto de ônibus; nesta época os moradores fizeram um buraco na cerca,e por isso este local ficou conhecido durante muito tempo como BURAQUINHO, nome pelo qual era conhecido até mesmo pelos motorístas de ônibus.
 Castelo Branco.

Papa João Paulo II visitou três vezes o Brasil, na segunda visita em 1991, o Papa foi recebido pelo Presidente Fernando Collor de Mello em Salvador, capital baiana, e foi na Boca do Rio, mas exatamente no antigo Aeroclube. 
 

Em 17 de dezembro de 2006 a Boca do Rio recebeu a visita do presidente da Republica Bolivariana de Venezuela, Comandante Hugo Rafael Chávez Frías, como convidado especial, bem como o presidente de Cuba Raúl Castro, o presidente de Honduras Manuel Zelaya, e o presidente de Bolívia Evo Moralez. Nesta ocasião os presidentes bolivarianos inauguraram um busto em homenagem ao libertador da América Latina Simón Bolívar. Em frente ao Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, onde a cerimônia simples foi realizada, compareceram militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e do Partido Comunista do Brasil, que observando a figura de Chávez, gritavam "Uhú Ahá, Chávez no se vá!" em portunhol perfeito.


O 12º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU) no Centro de Convenções da Bahia, território que passou a ser da ONU em Salvador, com um minuto de silêncio, em honra ao falecimento do presidente polonês Lech Kaczynski, em um acidente aéreo na Rússia. Destacamos a importância da realização do congresso na Bahia e na Boca do Rio, pois foi o primeiro em solo brasileiro, desde sua estreia na cidade de Genebra, Suíça, em 1955, e que acontece a cada cinco anos. E lembrou que, no término do 11º Congresso em Bangcoc, em 2005, o então ministro da Controladoria Geral da União Waldir Pires, indicou o Brasil e a Bahia como sedes do evento. O evento contou com pelo menos quatro mil participantes de 140 países entre organizações não-governamentais, delegações estrangeiras, ministros e chefes de estado. Incluindo o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 

3 comentários:

  1. Olá ilustre galera deste blog mágico, nostálgico, encantador e, acima de tudo, promotor do material de resgate da história artística, cultural e política do nosso singelo bairro da Boca do Rio. Gostaria de registrar aqui a minha satisfação de fazer parte da construção artística e histórica deste pedaço de paraíso em Salvador. Os personagens deste mosaico és primoroso como o cenário que assistiu ao surgimento de cada um.

    "Ah minha Boca do Rio suprema, ah meu Rio de Boca plena, somos todos conterrâneos de um mesmo conto, de um mesmo encontro, de um mesmo ponto, Boca do Rio nem te conto, tu és o bairro do nosso centro, com a força do vento, do mar e do canto" (Guto Gutyerrez)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog e tenho uma sugestão: Que os frequentadores do blog postem fotos antigas da Boca do Rio, pessoais que ao fundo mostrem areas hoje certaente mudadas.
    Wagner: wfblisboa@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda o nosso saudosismo(família)por este bairro onde fixamos residência(Lavinha Magalhães). Parabéns pelo blog; também com esse histórico, não poderia ser diferente, tem o que contar. Abraço aos que fazem a diferença no bairro e aos demais que juntos assim entendem.

    ResponderExcluir