sábado, 2 de abril de 2011

Curiosidades

A Comunidade da Boca do Rio sempre esteve envolvida na cultura das artes circenses; depois ser palco de vários circos, como O Circo Portugal Internacional que se instalou na Avenida Otávio Mangabeira (orla) em Abril de 2010, bem ao lado do Aeroclube, anunciando atrações como malabaristas, equilibristas, palhaços, show de ilusionismo, globo da morte, números musicais e a apresentação das “águas dançantes”. Vários outros Circos escolheram a Boca do Rio para fincarem suas lonas.
Além do nosso próprio, a Escola Picolino de Artes do Circo que começou em 1985, com Caráter de circo social e até hoje desenvolve suas atividades.

A Escola Picolino de Artes do Circo completou 25 anos em 2010. Nestas duas décadas e meia de existência como escola de arte circense, associação não governamental de arte-educação, companhia circense, ou simplesmente como circo montado permanentemente em diversos pontos da cidade, a Picolino ganhou um significado e uma relevância cultural que ainda carecem de avaliação da sua dimensão e importância na história do circo no Brasil.

Ao completar 18 anos, a Picolino registrou sua trajetória de 1985 a 2003 em um almanaque, publicado em 2004. Em 128 páginas coloridas, alegres e divertidas, como um espetáculo circense, sistematizou suas histórias. Ao ler o almanaque é possível ter uma idéia da importância da Picolino para a vida de crianças e jovens da cidade de Salvador, é possível ver como o trabalho frutificou, transformou a vida de muitos, gerou arte e artistas.

 


Após esta consagração em artes circenses, a Boca do Rio recebeu, pela primeira vez, a Parada Disney. A vinda de mais um grande evento internacional reflete os trabalhos empreendidos pelo Governo da Bahia na atração de novos produtos para o turismo baiano, em segmentos diferenciados. Desta vez, foi a vez das crianças se divertirem ao ar livre e gratuitamente. Mickey, Minie, Pato Donald, A Pequena Sereia, Peter Pan, Cinderela, entre outros, desfilaram na orla da capital baiana, entre o Jardim de Alá e o Aeroclube, num percurso de 2,3 quilômetros de extensão. A diversão teve início com a entrega da chave da cidade ao Mickey Mouse e com o corte do laço da magia, realizado pelo governador Jaques Wagner e pela primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça. Os personagens do mundo Walt Disney ganharam vida aos olhos do público baiano em seis carros alegóricos e sete veículos especiais. Além dos personagens, surpresas e efeitos especiais, como bolhas de sabão coloridas e borboletas de papel garantiram, ainda mais, o clima de fantasia.



Temos na Boca do Rio o Centro Gaúcho da Bahia, local destinado a Prendas e Peões, onde a indiada se reúne para degustar um bom churrasco e um bom chimarrão, um centro de tradição gaudéria que fincou a bandeira dos pampas em nossas paragens e nunca mais saiu daqui.



Se falar religião, a Boca do Rio é singular, uma comunidade que nasceu dos ritos afro-brasileiros e que já recebeu inúmeros acampamentos Ciganos; Hoje, as Igrejas evangélicas são dezenas, e de diversas linhas; Igrejas Católicas, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, A Igreja de Santo Antônio; Terreiros de Candomblé; um Centro Budista; abrigou um centro de práticas indianas da tradição de Osho; um centro de Yoga no Kalachakra; templos messiânicos; Temos a Tradicional Ordem Martinista; a Ordem Rosacruz, Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa; entre diversos
centros religiosos.




Temos também na Boca do Rio uma homenágem artistica ao astro pop Michael Jackson; feita mesclando o estilo do Mosaico com o Alto Relevo, um dos maiores artistas da comunidade, o Rosival Tinguinha com pedaços de azulejo e espelhos construiu uma representação do astro em um muro em frente ao Conselho Tutelar. Esta obra de arte é vista com admiração e com curiosidade na comunidade.



Grupos de Capoeira sempre estiveram presentes em nossa comunidade, como a Sociedade Baiana de Capoeira Angola; Associação Cultural de Capoeira Guerreiros de Palmares; Grupo de Capoeira Aguibara; Grupo de Capoeira Filho da Regional da Bahia; Grupo Capoeira Brasil entre tantos outros.


È uma comunidade com tradição de boemia, o Bar de Roque, com suas iguarias em infusão; o Bar dos Coroas, com o tradicional dominó; o Bar do Santinho com seu formato peculiar de barco; O Bar do Pimentinha que só abria as segundas feiras; o bar do Pink e Cérebro, onde a moçada se reúne; o Bar do Camarote, do Joel, importante ponto de cultura e tradição; Tínhamos também o The Dark Side, um Bar e espaço de Show que revelou muitos músicos e poetas da Comunidade; o Bar de Dona Eleonor, na Pracinha da Boca do Rio, reduto do Mestre Sérgio Guerra e outros pensadores. Ou seja, a Boca do Rio é definitivamente uma comunidade Boêmia.



Temos também o Museu de Ciência e Tecnologia, na Avenida Jorge Amado, o museu tem diversos espaços para aprendizagem e pesquisa, além de um rico acervo cientifico e tecnológico. Na Praça da Descoberta estão expostas invenções históricas, como uma Locomotiva 418 e um avião AT-33. Na Sala Professor Sérgio Espiridião há o Gerador de Van Der Graff, a Mala Rebelde, a Bicicleta Geradora, entre outras engenhocas que produzem fenômenos incríveis.



E não poderiamos deixar de falar de uma situação inusitada que só mesmo a Boca do Rio poderia abrigar, a foto abaixo é um dos poucos registros de um encontro antagônico e insólito. Uma Casa de Shows Eróticos colada parede com parede a uma Igreja Protestante. Posando ao lado está o Aloísio Sky.



Um comentário:

  1. Já tem mais de um ano que a casa de shows eróticos foi fechada e a Igreja foi "duplicada". Deus 1 x 0 diabo.

    ResponderExcluir